quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Logística em Foco - Armazenagem


Armazenagem?

Antigamente quando a logística não tinha tanta importância ficava difícil fazer uma armazenagem eficiente e de boa qualidade o que fazia com quer as indústrias perdesse muito com isso e não obtece o lucro esperado, só a partir da segunda guerra mundial que se atentaram para a importância da logística e a armazenagem foi aí que a armazenagem passou a ter a atenção devida para as empresas de modo de todo, hoje a armazenagem tem uma parte muito importante na logística, sem ela ficaria difícil arrumar e organizar uma unidade de forma rápida e eficaz.

A Armazenagem é o processo de gerenciamento dos espaços necessários para manter os materiais estocados, seja internamente como conjunto de processos voltados à estocagem, movimentação e processamento de pedidos e informações – papel operacional ou externamente como atingir mercados distantes procurando criar valor para os clientes – papel estratégico.

Na logística é toda atividade que abrange o planejamento e atua de forma eficiente na parte de gerenciamento de espaço, ou seja, São todas as atividades administrativas e operacionais de recebimento, armazenamento, distribuição dos materiais aos usuários e controle físico dos produtos estocados. Atividade que abrange toda logística de planejamento e atua de forma eficiente na parte de gerenciamento de espaço, ou seja, São todas as atividades administrativas e operacionais de recebimento, armazenamento, distribuição dos materiais aos usuários e controle físico dos produtos estocados.

Toda empresa paga os custos de sistemas de estocagem, estejam eles nas taxas cobradas por uma terceirizada que proporciona esses serviços, ou nos custos internos gerado pelo sistema privado de manuseio de materiais no armazém particular da firma. (Ballou, pg 391, 2006).


Tipos de armazenagem

A armanezagem temporária tem como função conseguir uma forma de arrumação fácil de material, como por exemplo a colocação de estrados para uma armazenagem direta entre outros.Já a armazenagem permanente tem um local pré-definido para o depósito de mateirais, assim o fluxo do material determina a disposição do armazém, onde os acessórios do armazém ficarão, assim, garantindo a organização do mesmo.


Vantagens e desvantagens da armazenagem

Vantagens Desvantagens
A armazenagem quando efetuada de maneira correta pode trazer muitos benefícios, nos quais traz diretamente a redução de custos. Os materiais estão sujeitos a capitais os quais traduzem em juros à pagar
Melhor aproveitamento do espaço. A armazenagem requer serviços administrativos
Redução dos custos de movimentação bem como das existências. A mercadoria tem prazo de validade nos quais devem ser respeitados
Facilidade na fiscalização do processo Um armazém de grande porte requer máquinas com tecnologia
Redução de perdas e inutilidades  

Para prosperar e crescer, uma empresa terá de fazer mais do que simplesmente acompanhar a sua concorrência. terá de a superar-la sempre que possível. Superação significa Inovação, que por sua vez é o resultado direto da Investigação e Desenvolvimento.

← Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário