sábado, 6 de dezembro de 2014

Logística em Foco - Transporte


Logística de Transporte - Modais

A empresa tem a necessidade e fazer com que os seus produtos cheguem ate os seus clientes e uma ferramenta fundamental para isso são os canais de distribuição que é a área da empresa onde se é feito o planejamento do transporte, a manutenção de estoques e o processamento de dados que são consideradas atividades primarias e se forem feitas de maneira inadequadas trazem consequências desastrosas para as organizações, tanto que Bowersox (2004, P. 89), pode afirmar que “O canal é o meio através do qual um sistema de livre mercado realiza a transferência de propriedade de produtos e serviços”.

Assim é importante que as organizações atuais analisem de forma crítica e pratica para que as funções que são realizadas diariamente nas empresas sejam feitas de forma pratica e coerente procurando fazer com que a teoria e a pratica sejam de fato utilizadas no operacional da empresa já que as suas principais vertentes são o planejamento de transportes e a área de processamento de dados que precisa ser feito de maneira transparente e livre de empecilhos que possam travar o fluxo de informações tão precioso para um bom funcionamento organizacional.

Visto que o planejamento das operações é fundamental para um bom funcionamento de um grupo empresarial, o modal de transporte a ser utilizado deve ser bem estudado, pois é uma das áreas que tem um elevado grau de importância na instituição que trabalha na área logística, mas que também tem um grau elevado de custos, principalmente se não for escolhido de forma estratégica para atender as necessidades da empresa e dos clientes, sendo que é preciso levar em conta que cada modal tem suas particularidades que podem ser vantajosas ou desnecessárias, tudo depende do material a ser transportado. Para Ballou (2001, P. 33 - 34), a escolha de um modal de transporte pode ser utilizada para se obter uma vantagem competitiva no serviço prestado.

A escolha do modal de transporte a ser utilizado pela empresa é uma importante decisão a ser tomada, pois se faz necessário à realização de uma minuciosa análise de qual modal atendera as necessidades da empresa e conseguira atender aos anseios e expectativas dos clientes.
“O Transporte é uma área fundamental de decisões no mix logístico. Executando os produtos adquiridos, o transporte é, dentre as atividades logísticas, a que absorve a maior percentagem dos custos. ” (BALLOU, 2005 P. 187).

Logística de Transporte - no Brasil

E no caso do Brasil o modal mais utilizado é o rodoviário devido à grande extensão territorial e ao alto custo do modal aéreo, que seria uma opção a ser levada em conta considerando o quesito da grandiosidade do território nacional, analisando suas necessidades e o que melhor poderia atender o cliente mesmo que haja fatores externos como infraestrutura da cidade, engarrafamentos e más condições das vias o transporte rodoviário consegue atender as expectativas do cliente no menor custo possível.

O transporte por ser uma das principais funções da logística responsável pela maior parcela dos custos logística de transporteis na maioria das organizações. Na logística há uma grande importância na escolha do modal de transporte mais adequado para a movimentação do maior número de cargas com o mínimo de custo e menor tempo possível no prazo combinado, garantindo sempre a integridade das mercadorias. Para que haja eficiência no transporte das mercadorias é necessária que haja uma boa integração entre os modais de transporte. Cada modal de transporte possui vantagens e desvantagens em relação à condução de todos os tipos de cargas.

Segundo Ballou (1993); o transporte aéreo apresenta custo fixo alto com estrutura, sistema de cargas, aeronaves, e além disto ainda apresenta um custo variável com alto de combustível e de manutenção da aeronave, mão de obra e outros. As vantagens do modal aéreo são velocidade elevada, segurança em danos, roubos e extravios; redução de custo com estoque. Mas este modal apresenta desvantagens como o valor do frete e serviços, tempo de coleta e entrega nos manuseio dos produtos no solo e as dimensões físicas dos porões, a situação climática que pode alterar rotas e horários de viagem.
A grande extensão territorial do Brasil costuma ser uma grande dificuldade para as empresas optarem pela escolha de um modal a ser utilizado.

De acordo com Ballou (2001,P. 154), cada modal traz particularidades que facilitam ou dificultam a entrega do produto, e assim as empresas acabam escolhendo trabalhar com modais diferentes que se complementem para a realização do serviço, de forma que é frequente se ver uma empresa que trabalhe com o modal aquaviário e o rodoviário por exemplo. Isso ocorre porque não temos infraestrutura para a utilização do modal aquaviário, que é um dos mais baratos e comportam quantidades maiores de cargas, e devido as características do território nacional outra alternativa seria o ferroviário, mas este não se pode ser utilizado em larga escala devido a diferença da bitola dos trilhos que não são iguais e isso porque cada território exige uma bitola diferente, a que é usada em uma montanha não é a mesma usada em um terreno plano, por exemplo.

Sendo assim o único modal que se faz utilizável é o rodoviário já que este consegue atingir todos os pontos necessários, porém é preciso se fazer uma ressalva visto que a malha rodoviária brasileira se encontra em péssimo estado, dependo da distância a ser percorrida acarreta-se um alto custo ao valor final do serviço, tanto é que algumas empresas buscam fazer alianças logísticas para conseguirem a redução de seus custos operacionais. (BOWERSOX, 2011 P. 105).


Tenha cuidado na hora de estabelecer metas

Estabelecer metas pensando em ser melhor do que seus colegas de trabalho pode ser uma pegadinha. Por que não treinar o espanhol ou alemão se você não tem facilidade para o inglês?

← Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário