sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Logística em Foco - Cadeia de Suprimentos


Cadeia de Suprimentos

Supply Chain


Embora este termo seja relativamente algo novo, tem como base o nascimento da logística como ramo da administração na década de 1950. O que entrelaça o significado de ambos e às vezes até causa uma dúvida em relação ao tema, se a cadeia de suprimentos é uma ferramenta logística ou a própria logística atua como ferramenta na cadeia de suprimentos.

Alguns autores apóiam a primeira tese, outros já preferem a segunda tese e também há uma terceira onde autores afirmam que a Supply Chain é a união da logística junto ao marketing e operações de compra, findando na integração das funções vitais da empresa em si e também de outras empresas. O que temos certeza é que tudo está relacionado, assim é difícil apresentar uma tese concreta aplicada à cadeia de suprimentos. Abordamos neste blog que a logística está incluída dentro da Supply Chain, servindo como ferramenta para a cadeia de suprimentos. Vejamos algumas citações de autores sobre o assunto:

“O esforço de coordenação nos canais de distribuição, através da integração de processos de negócios que interligam seus diversos participantes”. (Paulo Fernando FLEURY, 2002).

“Filosofia integradora para administrar o fluxo total de um canal de distribuição do fornecedor até o usuário final” (Martha C. COOPER e Lisa M. ELLRAM, 1993).

“É o processo da movimentação de bens desde o pedido do cliente através dos estágios de aquisição de matéria prima, produção até a distribuição dos bens para os clientes”. (Rockford Consulting Group – RCG, 2001)

“Um conjunto de atividades funcionais (transportes, controle de estoque, etc.) que se repetem inúmeras vezes ao longo do canal pelo qual matérias-primas vão sendo convertidas em produtos acabados, aos quais se agrega valor ao consumidor” (Ronald H. BALLOU, 2006)

“Uma metodologia criada para alinhar todas as atividades de produção, armazenamento e transporte de forma sincronizada visando a obtenção na redução de custos, minimizar ciclos e maximizar o valor percebido pelo usuário final em busca de resultados superiores” (Emerson BOND, 2002).

“Uma rede de organizações conectadas e interdependentes, trabalhando conjuntamente, em regime de cooperação mútua, para controlar, gerenciar e aperfeiçoar o fluxo de matérias-primas e informações dos fornecedores para os clientes finais”. (Martin CHRISTOPHER, 2009).

Podemos notar que mesmo com todas estas diferentes afirmações dos autores, é visto que independente da definição criada por cada um a Cadeia de Suprimentos representa uma série de atividades que ligam as atividades de armazenagem, compras, transporte e movimentação seja ela externa ou não, embalagem, transformação e suporte para que estas atividades possam acontecer desde o ponto de origem até o destino final do produto.

A Logística está é aplicada dentro da Cadeia de Suprimentos, e esta envolve outros ramos do setor logístico como a logística de distribuição, armazenagem, logística reversa, logística verde, de produção e outros. Vale lembrar que se tratando de custos logísticos, a área que agrega maior ônus é o transporte, podendo influenciar em até 60% no valor final de determinado produto.

Vamos abordar alguns destes ramos logísticos a seguir sem se aprofundar muito, apenas para entender um pouco mais sobre o assunto.


Invista no autoconhecimento

A parte mais importante, desafiante e constante no desenvolvimento profissional é conhecer a si mesmo, ter conhecimento dos seus talentos e dos seus valores. Caso contrário, o profissional poderá cair em armadilhas quando se executa um trabalho que demanda pouco dos pontos fortes e muito dos pontos fracos. Outros riscos da falta de conhecimento próprio são a perda de foco e a visão limitada das possibilidades.

← Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário