quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Logística em Foco - Logística Reversa


Logística Reversa

Dentro do contexto logístico, a logística reversa se trata do processo operacional do regresso de resíduos de pós-consumo e pós-venda para o ambiente de produção e ou venda destes produtos e ou serviços. Agregando assim valor ambiental, logístico, financeiro e lícito para as empresas que adotam esse processo. Estes resíduos podem regressar por diversos motivos, tais quais: embalagens, produtos obsoletos e ou danificados, sem valor no mercado, resíduos pós-produção, devoluções, garantias etc.

Esta área da logística originou-se com as exigências de clientes e órgãos ambientais preocupados com o destino final dado para estes produtos que em geral eram simplesmente descartados no meio-ambiente. Porém hoje no Brasil temos uma legislação sobre isso, como exemplo a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) que se enquadra na lei 9.605/1998.

Resumindo, esta lei estabelece que toda pessoa física e jurídica seja responsabilizada pelo incorreto de resíduos no meio-ambiente, podendo sofrer multas e sanções. Através deste contexto a logística reversa, responsável por esse processo de regresso e descarte correto de resíduos pós-venda e pós-consumo, agrega valor para a empresa que a adota, tanto pelo contexto socioambiental quanto econômico, pois estes resíduos podem ser vendidos para o mercado secundário, incinerados para gerar energia, desmontados para algumas partes/peças serem vendidas e ou reutilizadas, descartado em aterros sanitários etc. Assim melhorando a imagem da empresa perante a sociedade, aumentando os lucros da organização se for bem implantada e aumentando sua competitividade do mercado.

Logística Verde

Muitas vezes, as pessoas tendem a confundir o significado entre logística verde e logística reversa ou até acham que são a mesma coisa, porém existe uma diferença gritante no contexto da logística verde e da logística reversa. Enquanto a logística reversa é responsável pelo regresso de produtos de pós-consumo e pós-venda, a logística verde abrange isso e mais um pouco. Atendendo aos princípios da sustentabilidade ambiental com a produção limpa, que se responsabiliza desde a produção até o destino final do mesmo ao meio-ambiente.

A produção limpa procura minimizar os custos e desperdícios tanto no processo produtivo quanto no fim dele, se preocupando também em criar um produto final que utiliza insumos de fontes sustentáveis, que agridam menos o meio-ambiente e prevendo que ao fim de sua vida útil, este seja mais fácil para ser reciclado e que não cause tanto impacto ecológico. Assim podemos observar que a logística reversa está inclusa dentro da logística verde, assim como abordamos que a logística está dentro da cadeia de suprimentos.


A autonomia é um desejo emergente que se reflete na ascensão do empreendedorismo individual. Dentro das empresas, a capacidade de decisão e gestão do próprio dia a dia, da semana, do mês – e da vida! – são fundamentais.

← Anterior Proxima → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário