terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Logística em Foco - Decisões na distribuição


DECISÕES A SEREM TOMADAS NA DISTRIBUIÇÃO

Mas é importante se levar em conta o tipo de decisão a ser tomada na escolha do modal adequado a empresa e essas decisões podem ser divididas em Decisões Estratégias e Decisões Operacionais.

As Decisões Estratégicas são decisões de longo prazo, logo fazem parte ou são a politica da empresa, ou seja, são à base da empresa. E as quatro principais decisões a serem tomadas estrategicamente são a respeito da escolha de Modais; Decisões sobre propriedade de frota (própria ou terceirizada) e Politica de consolidação ou unitização de cargas. Essas determinações terão que ser seguidas pela organização por um período mais longo cerca de cinco anos, por exemplo, depende do tipo de planejamento da empresa.

Já as Decisões Operacionais se referem às medidas tomadas diariamente na execução de uma tarefa, ou no caso as determinações que precisam ser seguidas na hora de se fazer um carregamento de mercadoria que ira ser entregue ao cliente, assim as decisões operacionais leva em conta o planejamento de embarque; programação de veículos; roteirização; auditoria de fretes e gerenciamento de avarias. Assim neste caso as decisões são de curto prazo, ou seja, são tomadas no momento da operação ou no dia a dia da movimentação de cargas dentro da empresa.

Modal de transporte a ser utilizado

Definir essas questões ajudara a empresa avaliar qual o melhor tipo de modal que se adequaria as suas necessidades, visto que há cinco tipos de modais para se escolher nem sempre é fácil determinar qual será utilizado, e muitas vezes se faz necessário à combinação de dois ou mais modais de transporte para se realizar a distribuição de um produto, de forma que hoje se é comum às empresas acabarem decidindo-se pela multimodalidade que diminui os seus custos operacionais e consegue satisfazer as suas necessidades de atender o cliente da melhor forma possível no menor tempo.

Principais modais de transporte

Aéreo

Transporte de cargas feito por veículos específicos (aeronaves) e é indicado para cargas de valor e pouco volume ou mercadorias que precisem de entrega urgente, já que o seu custo operacional é elevado o que acaba fazendo com que muitas empresas não optem por este modal, apesar de ele conseguir chegar a pontos mais isolados em menor tempo, o custo-benefício acaba não compensando o gestor logístico que opte pelo modal Aéreo.

Aquaviário

É o deslocamento de mercadorias feitos por vias aquáticas como rios, mares e lagos que tenham capacidade de navegação, é um transporte de baixo custo por causa do grande volume que consegue acondicionar em seus veículos de carga que em geral são navios de grande porte que podem ser de vários tipos, mais os mais usados hoje são os graneleiros para transporte de grãos e os porta contêineres que são feitos para esse tipo de carga. No entanto este modal é considerado lento e depende de condições climáticas para ser usado e principalmente, o seu acesso ao cliente final geralmente é dificultoso, haja vista que seu canal de execução se da exclusivamente por meio de locais que possam ser navegados.

Dutoviário

Neste caso usam-se dutos, que são canos que transportam materiais líquidos, gasosos ou até mesmo os produtos granulados através de bombeamento, ou seja, o produto é empurrado no cano por meio de pressão exercida pela bomba. Este sistema tem um considerável custo de implantação, porém o seu custo de manutenção é baixo já que precisa de poucas manutenções, mas apesar de seu baixo custo de manutenção este modal apresenta pouca flexibilidade, pois opera apenas em pontos fixos, entretanto o transporte feito por dutos é mais confiável, se comparado aos outros modais.

Ferroviário

Este tipo de modal era o principal usado nos séculos dezessete e dezoito aqui no Brasil, tanto é que a produção inteira do país era escoada por meio de trens, que é o veiculo usado neste modal. Atualmente, porém, a malha ferroviária nacional esta sucateada e não oferece mais as condições necessárias para transportar em grande escala pelo território brasileiro, vale ressaltar que este tipo de deslocamento de mercadorias tem baixo custo e alta capacidade de carga, mas tem como limitador o fato de que não se pode fazer roteirização, pois este modal tem rota fixa que é feita através dos trilhos e suas estações que ficam em locais predeterminados pela prefeitura local da cidade.

No período atual já se reconhece a importância deste modal, porém não se consegue integrar ele em todas as regiões do país por causa da diferença entre as bitolas dos trilhos, que é a diferença da largura do trilho, o que tem gerado grandes transtornos e impossibilitado a integração regional através deste modal.

Rodoviário

O mais usado nacionalmente por causa de sua capacidade de adaptação seja ao tipo de carga ou ao local em que vai fazer a entrega. Este é um dos motivos que levam a uma maior utilização deste modal que tem sua base e sustentação nos veículos terrestres como caminhões de diferentes tipos que levam desde contêineres a cargas mais delicadas como as refrigeradas através de seus caminhões baús refrigerados.

O custo deste modal é considerado alto se levar em conta seu custo de manutenção e de execução, pois é preciso fazer coisas diárias como colocar combustível nos veículos para que possam trabalhar além da mão de obra que tem que ser obrigatoriamente uma ou duas por veiculo, algo que não acontece nos outros modais, e isso acaba encarecendo seu processo operacional. Porém deve se levar em conta que este modal tem grande capacidade de acesso aos clientes e que pode se adaptar facilmente a qualquer tipo de carga, pois existem diferentes tipos de veículos que podem ser uados para o transporte, isso vai depender da necessidade da empresa na hora de realizar o transporte do material.

O Brasil ao longo dos anos veio priorizando o transporte feito por rodovias em detrimento de outros modais, por este motivo aqui em território nacional é praticamente impossível de se existir a integração total entre os modais, o que sem duvida baixaria os custos logísticos que se tem atualmente neste setor que é responsável pelo encarecimento de alguns tipos de produtos, haja vista que os custos operacionais logísticos são incluídos no preço final dos produtos, sendo assim é necessário urgentemente reformular a utilização dos modais e procurar fazer uma integração deles para que o país possa crescer economicamente.


Reconheça que existe espaço para melhorias

Levante dados da sua operação e questione pessoas-chave sobre sugestões para a melhoria dos processos operacionais. Agende reuniões regulares com a sua equipe para discutir o desempenho e a evolução das oportunidades de melhoria identificadas.

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